Brandcast: YouTube é a plataforma digital #1 dos brasileiros

Publicado em

agosto 12, 2025

Compartilhe

Durante evento anual para o mercado, dados mostraram a liderança da plataforma, que tem mais audiência mensal no Brasil do que mídias sociais1 e é o streaming mais consumido nas TVs Conectadas, com 57% de participação2

São Paulo, 10 de outubro de 2024 — Na décima edição do Brandcast — evento anual que celebra a criatividade, a conexão e a inovação — o YouTube apresentou a nova era de entretenimento: os criadores de conteúdo estão se tornando a nova televisão, enquanto os espectadores saem de um lugar passivo para criar conteúdo e fazer parte das tendências e conversas que acontecem na internet. O YouTube é onde os fãs podem encontrar sua música favorita, o jogo, o pré-jogo e o pós-jogo do seu time, tudo em diferentes formatos. Com o tema “YouTube Só Tem Um”, o evento destaca a singularidade da plataforma, construída sobre três pilares fundamentais:


Imagens do evento disponíveis para download aqui

Conexões que se transformam em resultados

O YouTube é o lugar onde o Brasil se conecta. É na plataforma que os fãs se envolvem profundamente com seus criadores favoritos e universos de conteúdo, impulsionados por milhões de criadores inovadores e cheios de criatividade. Há mais adultos com 18 anos ou mais assistindo ao YouTube em uma semana regular do que em cada uma das 5 principais emissoras de TV aberta3.
 

Os espectadores de hoje não apenas amam algo — eles amam e buscam tudo relacionado às suas paixões. Quando falamos de conteúdo esportivo, 84% dos espectadores no Brasil concordam que o YouTube tem o melhor conteúdo4. Um exemplo é a CazéTV, que este ano transmitiu pela primeira vez os Jogos Olímpicos ao vivo no YouTube. No total, o canal acumulou mais de 750 milhões de views e mais de 43 milhões de usuários únicos ao vivo durante as Olimpíadas5. Essa audiência significativa destaca a crescente popularidade do YouTube como uma plataforma para consumo de conteúdo esportivo ao vivo. Para continuar oferecendo aos fãs o melhor do esporte, o YouTube anunciou durante o Brandcast que fechou um acordo com a Liga Forte União (LFU) para transmissão de 38 jogos do Brasileirão Série A, maior campeonato de futebol do país.

Desde 2022, o YouTube também transmite jogos do Paulistão por meio de uma parceria com a Federação Paulista de Futebol, sendo a única plataforma digital aberta a transmitir a competição e de forma gratuita. Em 2025, serão 16 partidas do Paulistão ao vivo no YouTube pela CazéTV, somados a outras 50 partidas do Paulistão Feminino e da Copinha. Assim, o YouTube segue oferecendo gratuitamente o conteúdo que os fãs amam, nos formatos que querem, na tela de sua escolha — tudo em um só lugar.


No YouTube, essa busca intencional se traduz em atenção e relevância para os criadores que produzem conteúdo de qualidade e para as marcas que se apropriam desse espaço. Afinal, 85% dos brasileiros dizem que os criadores os apresentam a novas marcas6.

O YouTube é a plataforma de streaming nº1, alimentada por criadores e conteúdos que mais amamos

A relação do consumidor com o vídeo mudou para sempre. Não por acaso, o YouTube é a plataforma digital número 1 entre os brasileiros com 18 anos ou mais7 e a mais assistida em todas as telas, com especial destaque para a TV conectada, onde mais de 75 milhões de brasileiros assistem ao YouTube8. Essa é, inclusive, a tela em que o tempo de exibição do YouTube mais cresce, desde antes da pandemia9. Em média, são consumidas mais de 1 bilhão de horas de conteúdo do YouTube na televisão diariamente10.


O YouTube está presente em todos os momentos da vida dos brasileiros, seja na sala de estar, no celular ou em qualquer outro dispositivo. A plataforma oferece conteúdo em todos os formatos possíveis: vídeos curtos ou longos, ao vivo ou gravados, com várias telas ao mesmo tempo. No Brasil, 96% dos jovens da Geração Z afirmam assistir a vídeos curtos e longos no YouTube11.

Multitelas e multiformatos, um jeito único de ser

Exatamente por estar em todas as telas, a plataforma tem conteúdos em todos os formatos possíveis: vídeos curtos ou longos, ao vivo ou gravados para serem consumidos sob demanda (VOD), com várias telas ao mesmo tempo (mosaico). Isso tem impacto sobre o uso de diferentes devices. No celular, por exemplo, é fácil identificar se alguém está vendo YouTube: basta entender se o aparelho também está sendo usado na posição horizontal. Todas as plataformas são verticais, mas só o YouTube é a combinação do vertical com o horizontal.

YouTube entrega resultados para o negócio

Com uma audiência totalmente conectada, o YouTube é a melhor plataforma para os anunciantes não apenas aumentarem o alcance com eficiência, mas também construírem conexões com espectadores engajados para qualquer objetivo de marketing. Com a ajuda da Google IA, as marcas impulsionam diferentes objetivos de marketing e melhoram o ROI.

A Google IA permite conectar as marcas com o consumidor certo, na hora certa e em escala. Também empodera as marcas a expandirem a sua criatividade ao oferecer um novo portfólio de formatos. No YouTube, a voz do anunciante fica mais eficiente e relevante, o que gera muito mais impacto de negócio. Uma pesquisa feita pela Kantar mostrou que 85% dos consumidores brasileiros concordam que a publicidade em vídeos no YouTube os apresenta a novas marcas ou produtos, mais do que anúncios em outras plataformas12.


O Brandcast Brasil 2024 contou com a participação de grandes nomes do YouTube, como Casimiro Miguel, Fernanda Gentil, Diogo Defante, Gio Ewbank e Bruno Gagliasso, Emilly Vick, Nina Baiocchi, Nauta e a dupla Migão e Mítico do PodPah, além de apresentações musicais de Ludmilla e Duda Beat. O evento também apresentou cases de sucesso de marcas como Unilever, Samsung, Bradesco e Bepantol que demonstram o poder do YouTube para alcançar resultados de negócios.

Fonte de dados:
1 Fonte: Comscore – Video Metrix Media Trend – Mídias: YouTube, Facebook e Messenger, Instagram, Kwai, LinkedIn, TikTok, Pinterest e Twitter | Audiência: 18+, Março 2024
2 Fonte: Kantar Cross Platform View, Out-Dez 2023 | Players Considerados: Disney+, Globoplay, Hbo Max, Netflix, Paramount +, Play Plus, Pluto Tv, Star +, Prime Video, Star +, Tiktok, Twitch, Vivo Play e YouTube.
3 Fonte: Target Group Index Brasil – Português TG BR 2023 R4 – Pessoas – Copyright TGI LATINA 2023 – Fourth Wave 2023 – TGI Sample: 24.000 respondents (which represents 90M people in BR) – Open TV Broadcasters considered: Globo, SBT, Record, Rede TV e Band | Target: adults 18+ | Declare to watch in the last 7 days.
4 Fonte: Google/Kantar, WhyVideo, n=953 YouTube viewers, n=2104 weekly video viewers 18-64 (BR), fielded from (3/26/24-4/10/24). Competitive set includes 9 market competitors: Cable-Pay TV, Open TV, Netflix, Disney+, Amazon Prime Video, Facebook, Instagram, TikTok, Twitter (X).
5 Fonte: YouTube Analytics – Canal CazéTV, Julho – Agosto 2024.
6 Fonte: Google/Talk Shoppe, Brazil, 2023.
7 Fonte: Target Group Index Brasil – Português TG BR 2024 R1 – Pessoas – Copyright TGI LATINA 2024 – Primeira Onda 2024 – Amostra do TGI: 24.000 respondentes (o que representa 90M de pessoas no BR) – Top 5 Digital Players considerados: TikTok, Instagram, Facebook, Pinterest, Twitter | Foco: adultos 18+.
8 Dados internos do YouTube, Junho 2023.
9 Dados Internos do Google, Global, Jan 2019 – Maio 2024.
10 Dados internos do YouTube, Jan 2024.
11 Fonte: Material 3P Research Survey.
12 Fonte: Google/Kantar, WhyVideo, n=953 YouTube viewers, n=2104 weekly video viewers 18-64 (BR), fielded from (3/26/24-4/10/24). Competitive set includes 9 market competitors: Cable-Pay TV, Open TV, Netflix, Disney+, Amazon Prime Video, Facebook, Instagram, TikTok, Twitter (X).

Materiais adicionais para imprensa

Para ter acesso às fotos do evento e ao press release sobre o anúncio do Brasileirão no YouTube clique aqui.