Caso Duolingo: aliar inteligência de PR e estratégia para consolidar a autoridade de marca

Publicado em

fevereiro 11, 2026

Compartilhe

Desde 2020, a Smart é a agência do Duolingo para a estratégia de Relações Públicas e posicionamento institucional no Brasil. O trabalho vai além da visibilidade na imprensa, abrangendo também thought leadership e o suporte a campanhas digitais para construção de autoridade de marca.

Essa abordagem da Smart alinha lançamentos de recursos do Duolingo e divulgação de estudos a uma narrativa robusta, essencial para consolidar o prestígio e a credibilidade da plataforma de aprendizado mais amada do mundo.

No dia a dia, contemplamos o relacionamento de alto nível com a imprensa, buscando cobertura qualitativa. Ao integrar esforços de PR às estratégias publicitárias da agência parceira, garantimos que ativações digitais ganhem valor editorial genuíno. 

Essa combinação transforma ativos de marketing em pautas jornalísticas, um movimento fundamental para consolidar a autoridade de marca em um cenário midiático complexo.

Dados exclusivos que viram notícia

A gestão da conta baseia-se em monitoramento contínuo e relatórios analíticos que refinam as ações.

A divulgação anual do Duolingo Language Report, por exemplo, posiciona o cliente como fonte primária de dados do setor. E pesquisa inédita sobre estrangeirismos no Brasil também ganhou farto destaque na mídia.

Paralelamente, o suporte à porta-voz  em eventos reforça a relevância institucional, garantindo que a comunicação de Duolingo dialogue com as tendências de mercado.

“Duolingo é uma das marcas mais amadas do Brasil”, diz Fabiana Jacomini, VP de comunicação corporativa da Smart. “O trabalho de PR vai muito além da visibilidade. Nosso papel é construir autoridade de marca, com conversas autênticas e relações de confiança com a mídia e os usuários brasileiros.”

Do awareness de Duolingo à voz ativa

Ainda em 2020, o Duolingo já contava com uma ampla base de usuários ao reconhecimento global de inovação. O objetivo estratégico da atuação da Smart foi evoluir esse alcance para uma presença institucional sólida no Brasil, que naquele momento era pouco densa.

A estratégia envolveu conectar a missão de educação acessível a jornalistas capazes de amplificar essa narrativa, passo necessário para converter popularidade em reconhecimento institucional tangível. A curadoria de narrativas permitiu que campanhas de marketing ganhassem relevância editorial espontânea, tornando-se “PRable”. 

Essa sincronia entre o timing comercial e o interesse jornalístico resultou em 1068 matérias na imprensa em 2025. Só entre abril e junho foram 313 resultados, dos quais 134 em  veículos de alto prestígio.

Entre os destaques dessa trajetória de comunicação corporativa deep and fresh, o reconhecimento dado pela Forbes à CMO, Analígia Martins, como thought leader. A revista a elegeu uma das 10 melhores CMOs do país em matéria que mostra como a estratégia “social first” levou o app a 50 milhões de usuários no Brasil.A visibilidade alcançada é também reflexo do trabalho da Smart em posicionar a executiva como referência, ao conectar métricas de negócio à imagem corporativa em veículos de grande relevância e como LinkedIn Top Voice. Além disso, a agência participou na transformação da popularidade do mascote em narrativa executiva que reforça a autoridade da marca.

Construção da relevância executiva

Não apenas o volume, mas a qualidade da exposição validaram as iniciativas locais, elevando o status corporativo da empresa no mercado. Um exemplo é a  cobertura da Duocon, na qual ocorreu o anúncio da integração do Duolingo Score com o LinkedIn.

A ação e a repercussão gerada a partir dela elevaram o app de ferramenta lúdica a aliado de carreira. A Smart emplacou a pauta demonstrando como features — incluindo Xadrez, vídeo chamadas com IA — consolidam o Duolingo como plataforma educacional séria que une diversão e certificação profissional. 

A “engenharia” por trás da viralidade do Duo também foi alvo de interesse jornalístico. Matéria do UOL explora como a marca equilibra humor ácido e estratégia, citando a colaboração direta com a Smart. Nosso papel foi detalhar à imprensa como a autenticidade e a escuta ativa nas redes se convertem em branding eficiente, “furando bolhas” e gerando resultados tangíveis de negócio.

Autoridade de dados e narrativa alinhada geram estratégia de liderança

“A parceria de longa data com a Smart tem sido essencial para construir a autoridade do Duolingo no Brasil. Além de reforçar importantes pilares como a eficácia do app e a nossa principal missão de disponibilizar educação de qualidade gratuitamente para todos” , diz Analigia Martins, diretora de marketing do Duolingo no Brasil.

Com a Smart, o Duolingo firmou-se no Brasil como uma marca de narrativa corporativa robusta, com o endosso de uma imprensa criteriosa. Essa integração entre PR e objetivos de negócio é o vetor que assegura a “encontrabilidade” do Duolingo em plataformas de IA Generativa e a constante preferência pela empresa, além de sustentar a autoridade de marca a longo prazo.