M&A: uma Nova Marca, de Dentro para Fora

Cenário: Com a aquisição da operação brasileira da Liberty pela HDI Seguros, a empresa ampliou seu portfólio de produtos e adotou uma estratégia multimarcas, tornando-se uma das maiores seguradoras do país. Sem mais poder operar com o nome Liberty no país, foi preciso lançar uma nova marca comercial, a Yelum, além de uma nova marca corporativa Grupo HDI. O desafio da Smart. foi construir confiança e engajamento para as novas marcas, de dentro para fora, e estabelecer uma nova plataforma de comunicação interna integrando todo o grupo.

94,7%

das pessoas que trabalham no grupo HDI percebem a Comunicação Interna como relevante

80%

se sente informado sobre cultura do grupo

Client

GRUPO HDI

Industry​

Seguradora

A Smart. fez parte do comitê interno para a virada da nova marca Yelum, elaborou e executou um plano de comunicação interna muito bem articulado com a estratégia para o mercado, levando em conta as diferenças culturais das duas empresas (LIberty e HDI) que agora passavam a trabalhar juntas em favor de uma estratégia multimarcas. O lançamento interno da Yelum envolveu comunicação executiva, eventos e ativações especiais, além de uma abordagem nos canais internos que trouxe contexto, clareza e coerência nas mensagens de forma segmentada para seus diversos públicos: liderança, time corporativo, corretores de vendas, atendimento ao cliente.

Após o lançamento da Yelum, a Smart. direcionou esforços para integrar toda a plataforma de comunicação interna sob o guarda-chuva do Grupo HDI, priorizando a experiência da pessoa colaboradora e criando o sentimento de pertencimento a uma só empresa, que conecta todas as marcas comerciais. O processo envolveu pesquisa e planejamento estratégico, definição de canais e mensagens-chave à luz da narrativa estratégica do grupo. A Smart. consolidou a matriz de canais do grupo e continua sendo a agência parceira responsável pela execução de todas ações de comunicação interna — da comunicação executiva à gestão dos canais, trazendo excelentes resultados já apontados em pesquisa interna.

Impacto

A consistência e a clareza na comunicação fortaleceram o engajamento dos colaboradores no processo de integração, reforçando o sentimento de pertencimento e a conexão com o propósito do novo grupo. A comunicação relevante e em múltiplos formatos e momentos trouxe proximidade, confiança e o alinhamento estratégico desejado.