Reunimos 10 orientações para estruturar iniciativa de colaboradores como influenciadores.
Chame como quiser: employee influencers, pessoas embaixadoras ou influenciadoras internas. Esse grupo poderoso ajuda a promover ativamente a marca e a experiência de trabalho da empresa nas redes sociais, entre os amigos e até dentro da própria organização, como agentes multiplicadores de comunicação interna.
Segundo o estudo Disrupting the Function of IC, apenas 3% das pessoas colaboradoras do quadro funcional de uma organização são de fato influenciadoras internas – porém, esses mesmos 3% são capazes de impactar até 85% das demais pessoas da empresa.
Uma pesquisa da Socialbase revela que 89,7% das empresas acreditam que pessoas influenciadoras internas são um bom canal de comunicação.
Neste artigo, você vai ficar conhecer etapas fundamentais para montar um programa de Employee Influencers.
Planejamento de Employee Influencers
A seguir, o passo a passo para você planejar o programa na sua empresa:
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Defina objetivos claros
Antes de iniciar um programa de Employee Influencers, defina claramente os objetivos que você deseja alcançar.
Metas definidas ajudam a orientar todas as outras etapas do programa. Quer fortalecer o endomarketing e fazer das pessoas colaboradoras embaixadoras dos produtos e serviços da empresa? Ou o foco é melhorar a percepção da marca empregadora, criar awareness e atrair mais talentos?
Employee Influencers também são um ótimo meio para fazer mensagens de comunicação interna chegarem até locais com pouco acesso a canais digitais de informação, como fábricas, usinas ou centros de distribuição onde pessoas da operação não usam e-mail ou celular como ferramenta de trabalho, por exemplo.
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Identifique e recrute Employee Influencers
Essa etapa é crucial! Identifique quem tem paixão pela marca e é influente em seu círculo pessoal.
Procure pessoas ativas nas redes sociais e que tenham habilidades de comunicação eficazes.
Conte com o apoio de lideranças e BPs de RH para indicá-las e incentivá-las a participar; afinal, além das habilidades de relacionamento e comunicação, é importante que tenham fit cultural e um bom desempenho na empresa.
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Aborde esses colaboradores de forma transparente
Incentive-os a participarem do programa como defensores da marca empregadora ou dos produtos e serviços da empresa.
Ao mesmo tempo, deixe claro que o programa não é remunerado e que há muitas vantagens em participar, como ter informações da empresa em primeira mão, maior aproximação com a alta liderança, mais oportunidades de desenvolvimento, prioridade de participação em eventos da empresa etc.
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Dê ao programa de influenciadores um nome e uma identidade visual atrativos
Employee Influencers devem perceber a conexão do programa com a empresa e se sentir parte de uma comunidade interessante e inspiradora, que respira criatividade e conexão.
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Escolha a plataforma mais adequada
Ela deve fornecer o ambiente propício para influencers interagirem, publicarem seus conteúdos nas redes sociais sem fricção, além de participarem de desafios de forma bem engajadora.
Uma boa usabilidade do programa tanto no desktop quanto em smartphones é essencial, considerando também a disponibilidade de dados móveis nas áreas onde estão.
Também é importante ficar de olho em como a plataforma mensura cada ação e publicação.
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Use mecânicas de gamificação e publique desafios frequentemente
O ideal é postar ao menos dois desafios por semana, para que as pessoas criem e mantenham o hábito de acessar a plataforma.
Abuse dos recursos de gamificação como rankings, desafios-relâmpago e até emblemas para conquistas a partir de um determinado nível de pontuação, número de interações entre usuários na plataforma, resgate de recompensas…
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Forneça capacitação e recursos para os Employee Influencers
Treinamentos ajudam as pessoas a entenderem como podem se tornar influenciadoras eficazes.
Dê orientações sobre o uso correto das redes sociais, estratégias de conteúdo e reforce as políticas de divulgação da empresa.
Forneça recursos como materiais de marketing, histórias de sucesso e atualizações relevantes para que possam compartilhar com seus seguidores.
E, como aprendizados de comunicação são para a vida, proponha uma agenda frequente de desenvolvimento de competências com experts em temas como escrita criativa, comunicação não-violenta, gestão de crise etc.
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Crie uma comunidade e incentive a colaboração
Estabeleça um ambiente colaborativo onde os Employee Influencers possam trocar ideias, compartilhar experiências e se apoiar entre si.
Isso pode ser feito por meio de grupos de discussão online, reuniões regulares ou até eventos presenciais.
Incentive a colaboração e a criação de conteúdo em conjunto, fortalecendo o sentimento de pertencimento e engajamento.
Ter um grupo de WhatsApp ou algum canal de comunicação interna para chamados importantes e trocas rápidas também pode ser uma boa ideia.
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Reconheça e incentive o engajamento
Valorize os esforços de Employee Influencers, reconhecendo publicamente seu trabalho e recompensando suas contribuições.
Isso pode ser feito por meio de incentivos não-financeiros, como prioridade de participação nos eventos da empresa, em campanhas publicitárias ou nos encontros da alta liderança.
Mostre que seu envolvimento é valorizado e que estão fazendo a diferença na promoção da marca.
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Meça o impacto do programa
Abaixo trazemos algumas métricas válidas para você medir o impacto do programa na sua marca e na sua marca empregadora.
Medindo o impacto dos Employee Influencers
Uma parte essencial de qualquer estratégia de employer branding é acompanhar os resultados.
Quando se trata de programas de Employee Influencers, também é importante avaliar o desempenho e o impacto das pessoas que estão atuando na promoção da proposta de valor da marca empregadora.
Aqui estão algumas métricas que podem ser úteis:
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Alcance e engajamento: acompanhe o número de pessoas seguidoras e alcance das postagens de employee influencers. Analise as taxas de engajamento, como curtidas, comentários e compartilhamentos, para avaliar o envolvimento do público com o conteúdo compartilhado. Essas métricas ajudam a entender a ampliação do alcance e o envolvimento gerado. Acompanhe quantas das pessoas permanecem ativas no programa depois de 3, 6, 9 e 12 meses.
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Tráfego do site: monitore o tráfego direcionado ao site da empresa a partir das postagens de Employee Influencers. Identifique quem está gerando mais visitas e examine como essas visitas estão se convertendo em ações, como preenchimento de formulários, compras ou inscrições em processos seletivos para vagas de emprego.
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Sentimento da marca empregadora: realize pesquisas ou monitore as redes sociais para medir o sentimento do público em relação à marca empregadora. Avalie se a presença e a promoção de Employee Influencers estão impactando positivamente a percepção da marca e se estão gerando uma associação positiva e autêntica.
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Feedback interno: não se esqueça de coletar a opinião das próprias pessoas que participam do programa. Realize pesquisas ou reuniões para entender sua experiência, os desafios enfrentados e as oportunidades de melhoria. Essas informações podem ser valiosas para ajustar e aprimorar a estratégia de employee influencers.
No fim das contas, programas de Employee Influencers promovem a marca empregadora para dentro e para fora da empresa.
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