O que a sua assessoria de imprensa faz pela sua marca?

Publicado em

maio 28, 2025

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Quando o contrato da sua agência de assessoria de imprensa está para vencer, é provável que você passe por alguma dessas fases:

  • Descobrir como entregar mais resultado com menos budget
  • ⁠Pesquisar o mercado para ver se tem alguma agência bombando
  • ⁠Calcular se vale a pena internalizar uma parte ou totalmente a atividade de PR
  • ⁠Pesquisar cases, métodos para descobrir se tem um novo jeito de trabalhar
  • Dar feedbacks à sua agência atual para mantê-la e melhorar o nível das entregas (em vez de passar pela burocracia de abrir um processo de concorrência)

Talvez você passe por todas essas fases ao mesmo tempo.

O que considerar ao tomar essa importante decisão que pode trazer resultados importantes para o negócio ou para o seu bônus?

Assessoria de imprensa e estratégia empresarial

Vamos às nossas crenças aqui na Smart. do que toda assessoria de imprensa deveria fazer pelos seus clientes. 

Tudo começa com o nosso entendimento dos objetivos de negócios da sua empresa.

É uma marca que precisa de mais awareness? Vocês estão buscando investidores?

Precisam aumentar vendas e faturamento? 

Ou sua marca precisa de um novo posicionamento no mercado?

Em seguida, precisamos entender como está a métrica de share of voice da marca. Quem aparece mais: a sua marca ou os concorrentes? Por que, como e onde aparecem? As matérias são positivas, neutras ou negativas? 

E daí buscamos entender o que seus concorrentes estão fazendo, tendências de mercado e referências internacionais. 

Planejamento em assessoria de imprensa

Após esse mapeamento de mercado e análise do share of voice da marca, é hora da estratégia, dividida aqui em 7 passos.

  1. Definimos objetivos de comunicação, KPIs e métricas. 
  2. Desenvolvemos o PR Concept, a essência do queremos que jornalistas e influenciadores escrevam sobre a marca na imprensa e nas redes sociais.

Geralmente o PR Concept é uma frase, mas não é um slogan, não será publicado em lugar nenhum. 

A sua função é meramente servir como inspiração para bolar a nossa estratégia. 

A partir do PR Concept, desenvolvemos a Narrativa Estratégica da empresa, um documento que engloba todas as mensagens que a marca tem a comunicar, no tom e no estilo certo para jornalistas e influenciadores.

  1. Criamos o Planejamento Editorial, um documento que detalha o timing de trabalhar temas, considerando anúncios da empresa, datas sazonais, temas quentes e sugestões de pauta, o que no jargão internacional de PR chamamos de pitch. 
  1. Montamos o tal do mailing de jornalistas e definimos os veículos mais relevantes para a marca. 
  1. Ajudamos a definir porta-vozes e os treinamos em sessões de media training, focados em mensagens e em exercícios práticos. 
  1. Em algumas situações desenvolvemos PR stunts — ações públicas e muito ousadas, criadas especificamente para captar a atenção da imprensa e de influenciadores e, assim, viralizar. A gente adora fazer isso!
  1. Analisamos os resultados de comunicação. 

Na estratégia, definimos a forma de entregar nossos relatórios e como vamos avaliá-los para tomar decisões estratégicas, que podem envolver celebração de grandes resultados e ajustes de rotas. 

Relatórios devem ser curtos, claros e fáceis para o profissional de PR promover internamente o valor do trabalho.

O relacionamento com a agência de assessoria de imprensa

Para os nossos clientes, a presença constante da liderança sênior da empresa na linha de frente ou nos bastidores faz toda a diferença. 

Boas agências acompanham de perto como está a relação dos gerentes de atendimento na conta, orientam, desenvolvem e ajudam o time a performar. 

Ideias incríveis contam e muito, mas é a execução com excelência que paga as contas. As nossas, e as dos nossos clientes. 

Conheça a Smart.

A Smart. é uma agência de comunicação estratégica que entrega autoridade de marca: o poder de formar e transformar opiniões.

Nossa BU PR: Relacionamento com Imprensa, Influencers & Content Creators foca em comunicação corporativa e de marca. Criamos estratégias consistentes e ousadas para gerar exposição e endosso nas mídias certas e nas redes sociais, por meio do nosso relacionamento com jornalistas e influenciadores. 

Nosso time sênior atua ativamente em cada projeto e estratégia. A performance de nosso trabalho é demonstrada aos clientes de maneira clara, precisa e baseada em dados.

Conheça mais nossos serviços aqui.