Quando o contrato da sua agência de assessoria de imprensa está para vencer, é provável que você passe por alguma dessas fases:
- Descobrir como entregar mais resultado com menos budget
- Pesquisar o mercado para ver se tem alguma agência bombando
- Calcular se vale a pena internalizar uma parte ou totalmente a atividade de PR
- Pesquisar cases, métodos para descobrir se tem um novo jeito de trabalhar
- Dar feedbacks à sua agência atual para mantê-la e melhorar o nível das entregas (em vez de passar pela burocracia de abrir um processo de concorrência)
Talvez você passe por todas essas fases ao mesmo tempo.
O que considerar ao tomar essa importante decisão que pode trazer resultados importantes para o negócio ou para o seu bônus?
Assessoria de imprensa e estratégia empresarial
Vamos às nossas crenças aqui na Smart. do que toda assessoria de imprensa deveria fazer pelos seus clientes.
Tudo começa com o nosso entendimento dos objetivos de negócios da sua empresa.
É uma marca que precisa de mais awareness? Vocês estão buscando investidores?
Precisam aumentar vendas e faturamento?
Ou sua marca precisa de um novo posicionamento no mercado?
Em seguida, precisamos entender como está a métrica de share of voice da marca. Quem aparece mais: a sua marca ou os concorrentes? Por que, como e onde aparecem? As matérias são positivas, neutras ou negativas?
E daí buscamos entender o que seus concorrentes estão fazendo, tendências de mercado e referências internacionais.
Planejamento em assessoria de imprensa
Após esse mapeamento de mercado e análise do share of voice da marca, é hora da estratégia, dividida aqui em 7 passos.
- Definimos objetivos de comunicação, KPIs e métricas.
- Desenvolvemos o PR Concept, a essência do queremos que jornalistas e influenciadores escrevam sobre a marca na imprensa e nas redes sociais.
Geralmente o PR Concept é uma frase, mas não é um slogan, não será publicado em lugar nenhum.
A sua função é meramente servir como inspiração para bolar a nossa estratégia.
A partir do PR Concept, desenvolvemos a Narrativa Estratégica da empresa, um documento que engloba todas as mensagens que a marca tem a comunicar, no tom e no estilo certo para jornalistas e influenciadores.
- Criamos o Planejamento Editorial, um documento que detalha o timing de trabalhar temas, considerando anúncios da empresa, datas sazonais, temas quentes e sugestões de pauta, o que no jargão internacional de PR chamamos de pitch.
- Montamos o tal do mailing de jornalistas e definimos os veículos mais relevantes para a marca.
- Ajudamos a definir porta-vozes e os treinamos em sessões de media training, focados em mensagens e em exercícios práticos.
- Em algumas situações desenvolvemos PR stunts — ações públicas e muito ousadas, criadas especificamente para captar a atenção da imprensa e de influenciadores e, assim, viralizar. A gente adora fazer isso!
- Analisamos os resultados de comunicação.
Na estratégia, definimos a forma de entregar nossos relatórios e como vamos avaliá-los para tomar decisões estratégicas, que podem envolver celebração de grandes resultados e ajustes de rotas.
Relatórios devem ser curtos, claros e fáceis para o profissional de PR promover internamente o valor do trabalho.
O relacionamento com a agência de assessoria de imprensa
Para os nossos clientes, a presença constante da liderança sênior da empresa na linha de frente ou nos bastidores faz toda a diferença.
Boas agências acompanham de perto como está a relação dos gerentes de atendimento na conta, orientam, desenvolvem e ajudam o time a performar.
Ideias incríveis contam e muito, mas é a execução com excelência que paga as contas. As nossas, e as dos nossos clientes.
Conheça a Smart.
A Smart. é uma agência de comunicação estratégica que entrega autoridade de marca: o poder de formar e transformar opiniões.
Nossa BU PR: Relacionamento com Imprensa, Influencers & Content Creators foca em comunicação corporativa e de marca. Criamos estratégias consistentes e ousadas para gerar exposição e endosso nas mídias certas e nas redes sociais, por meio do nosso relacionamento com jornalistas e influenciadores.
Nosso time sênior atua ativamente em cada projeto e estratégia. A performance de nosso trabalho é demonstrada aos clientes de maneira clara, precisa e baseada em dados.
Conheça mais nossos serviços aqui.