Até pouco tempo atrás, o mercado brasileiro pensava em Employer Branding apenas quando se falava em atração de talentos. Claro que ele é fundamental para atrair pessoas: uma marca empregadora forte pode diminuir 43% do custo de contratação, segundo a Wonderful Workplace.
Agora, quanto mais avançamos, mais fica nítida a relação entre o Employer Branding e a Comunicação Interna. A mesma pesquisa da Wonderful Workplace percebeu que uma marca empregadora forte pode aumentar o envolvimento de colaboradores em 130%.
Comunicação Interna e a experiência do colaborador
O papel da atração termina no momento em que os talentos começam a trabalhar. A partir daí, é a Comunicação Interna que entra em ação para confirmar a promessa feita aos talentos durante o período de atração e como apoio para o processo de engajamento dos times.
Employer Branding, do jeito que deve ser, é o casamento perfeito entre comunicação para atração dos profissionais e comunicação interna — dos colaboradores.
É fazer a gestão da marca empregadora em toda a jornada dos talentos, desde a atração e até mesmo depois que as pessoas se despedem da empresa.
A história que você conta para os candidatos a uma vaga em um processo seletivo precisa ser legitimada por quem já trabalha na empresa.
Não é por um acaso que, quando vamos descobrir o Employer Value Proposition (EVP), a proposta de valor do empregador, a maior parte das entrevistas é realizada com talentos internos, justamente porque eles têm muita propriedade para opinar sobre o que torna aquela empresa um excelente lugar para se trabalhar.
Então, a área de Comunicação Interna tem um papel crucial nesse processo: fazer que as pessoas percebam a proposta de valor — o EVP — no seu dia a dia, conectando-a o tempo todo na comunicação:
- Pelos discursos e atitudes da alta liderança;
- No dia a dia da comunicação dos gestores com respectivos times;
- Em todos os canais internos da empresa;
- Nas campanhas internas.
Além disso, há uma imensa oportunidade de trabalhar e conectar o EVP em todas as outras iniciativas da empresa (e da área) que são capazes de impactar positivamente a experiência de trabalho.
Comunicação Interna e Recursos Humanos lado a lado
Nesse contexto, a área de Comunicação Interna precisa ser a maior parceira da área de Recursos Humanos e dar total relevância para os temas voltados à jornada das pessoas colaboradoras, tanto quanto costumam dar aos temas institucionais.
Tão importante quanto valorizar as iniciativas ligadas à estratégia da empresa, à marca corporativa e produtos, é crucial dar visibilidade, corpo e vida ao que se vive dentro da empresa, como:
- ações que endereçam o propósito;
- histórias da cultura desejada vividas na prática;
- diferenciais da remuneração e dos benefícios;
- oportunidades de aprendizado e de crescimento;
- comprometimento da empresa com Diversidade & Inclusão;
- celebrações internas.
Quando lembramos as pessoas dos motivos pelos quais escolheram aquela empresa para trabalhar, facilitamos o caminho para que continuem fazendo essa escolha diariamente e se tornem verdadeiras embaixadoras da marca empregadora.
As mensagens-chave da empresa
Marca empregadora todo mundo já tem. Basta perguntar para uma pessoa como é trabalhar na empresa da qual faz parte.
O papel da comunicação interna no Employer Branding é fazer que, ao responderem a essa pergunta, as pessoas conectem imediatamente as mensagens que diferenciam e fortalecem a marca empregadora.
Esse trabalho é extremamente relevante não apenas porque ajuda a melhorar o engajamento na empresa, mas porque pode trazer ainda mais legitimidade à proposta de valor do empregador para as pessoas que a empresa quer atrair.
Neste texto sobre Employer Branding, explicamos que a promessa feita às pessoas candidatas precisa ser provada quando se tornam colaboradoras. Mas tem ainda um outro ponto: colaboradores vendem suas empresas diariamente!
A propaganda boca a boca é importante parte na hora de vender, inclusive quando o “produto” é algo tão intangível quanto uma experiência de trabalho.
E sabemos que as mensagens mais confiáveis, críveis e orgânicas vêm de pessoas que já conhecemos.
Entre outras várias pesquisas existentes no mercado que comprovam isso, um relatório da Nielsen aponta que 83% das pessoas (de 60 países pesquisados) confiam mais nas recomendações de seus amigos e familiares do que nas mensagens tradicionais de marketing de mídia.
Daí a importância de se intensificar o esforço na coesão das mensagens que queremos que sejam propagadas pelas pessoas que trabalham na empresa, ou seja, mensagens que reforcem o EVP.
3 ações que Comunicação Interna para fortalecer o Employer Branding
Por onde começar uma estratégia de Comunicação Interna de sucesso na sua empresa?
Listamos a seguir processos fundamentais para você planejar ações dessa área.
1) Torne os colaboradores protagonistas das histórias a serem contadas
Quando damos voz aos talentos internos, fortalecemos seus vínculos com a empresa, reconhecemos as pessoas e trazemos mais credibilidade às mensagens que desejamos transmitir.
Muito melhor do que lembrar que existe oportunidade de crescer ou aprender, é contar a história de um colaborador ou colaboradora que aprendeu ou que foi promovida na empresa, por exemplo.
2) Identifique as mensagens-chave, mensure e analise
Quantos dos conteúdos de Comunicação Interna reforçam a narrativa estratégia da empresa, sua cultura e o Employer Value Proposition?
Como é o engajamento das pessoas com esses conteúdos?
Quais atributos da cultura e do EVP desempenham melhor nos canais internos?
Aqui é necessário um trabalho em planilha mesmo.
Coloque as mensagens-chave nos conteúdos e analise periodicamente os resultados.
3) Teste e diversifique canais de comunicação
As mensagens do EVP podem e devem extravasar os muros dos canais de Comunicação Interna; afinal, tudo comunica.
Os profissionais devem enxergar oportunidades de alinhar, conectar e promover as mensagens-chave ao longo de toda a jornada das pessoas colaboradoras.
Alguns exemplos de canais de comunicação interna que contribuem com essa consistência são:
- materiais de comunicação de onboarding;
- cartas de promoção e mérito;
- materiais de treinamento;
- comunicações de todas as áreas da empresa.
Entender que Employer Branding é muito mais que atração de talentos é o primeiro passo. Nesse contexto, Comunicação Interna é um parceiro estratégico fundamental para o sucesso da marca empregadora.
O segredo do está em uma só palavra: coesão.
Afinal, talentos que o mercado inteiro quer atrair e reter querem fazer parte de uma história que faça sentido, enxergar coerência e consistência entre a promessa do produto que comprou (uma vaga na empresa) e a realidade da experiência de trabalhar ali.
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